Por que prototipar?

6 de August de 2013
Captura de Tela 2013-08-06 às 00.05.01

Não seria incrível se, toda vez que você tivesse uma ideia genial todos pudessem ver, tocar, sentir, e testar sua ideia sem que você tivesse que gastar para desenvolvê-la?

Imagine como isso aumentaria as chances de convencer seu chefe a aprovar o investimento para produção da sua ideia, ou então como você poderia testar sua ideia já com o consumidor e fazer ajustes para lançar um produto ou serviço mais alinhado com as necessidades e expectativas do mercado?

Pois essa prática já existe e é adotada por muitas empresas, e recebe o nome de Prototipagem. :)

 

O QUE É PROTOTIPAGEM?

O termo Protótipo vem do grego [PROTÓS=PRIMEIRO] e [TYPOS=TIPO], ou seja, primeiro tipo, primeiro modelo.

Prototipagem é uma técnica para desenvolver, testar e melhorar  ideias em um estágio inicial, antes que se invista em recursos para sua implementação. É um jeito de você experimentar, avaliar, aprender, aperfeiçoar e se adaptar, garantindo que as ideias sejam totalmente exploradas antes da tomada final de decisão.

 

Untitled

 

POR QUE PROTOTIPAR?

Algumas razões para prototipar:

• Você pode envolver várias pessoas relevantes numa fase inicial da ideia
• Testar as ideias com as pessoas que trarão respostas para os dilemas do seu projeto
• Tornar as ideias tangíveis
• Ajudar a tomar decisões refinando as ideias
• Em comparação a um piloto, é um processo de baixo custo e pode ser feito dentro de um prazo menor

• É um processo vivo de aprendizagem, onde você pode ir alterando o projeto e testando novas abordagens em tempo real.

2

 

O QUE PROTOTIPAR?

Você pode prototipar um novo produto, um novo serviço, um novo aplicativo ou interface. Pode até prototipar uma receita, testando ingredientes, prototipar um novo caminho para o trabalho, enfim, tudo que se é possível testar e fazer melhor, é algo que se pode prototipar e muitas vezes não chamamos de protótipo.

Para cada situação existem técnicas e ferramentas que podem auxiliar de melhor forma. Já trouxemos aqui muitas dicas sobre prototipação como o POP (app para prototipar aplicativos) e  aqui dicas para prototipagem em papel.

Para aprender mais sobre a arte de testar ideias de forma rápida e barata, aproveite o curso do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM – Prototipação de Ideias e Projetos. Próxima turma começando dia 12 de Agosto. Inscrições e informações acesse http://www.espm.br/inovacao/curso.asp?cursoID=91.

 

*Quer aprender a prototipar? A Take a Tip possui um treinamento chamado Laboratório de Prototipação. Para saber mais entre em contato takeatip@takeatip.com.br.

Print Friendly
Comentários

Related Posts

Sobre o Autor: Tatiane Carrelli

Publicitária, especialista em Inovação e Criatividade. Quebrou algumas regras na 3M, na Whirlpool, e no Banco Itaú. Então decidiu quebrar regras por aí e criou a Take a Tip, consultoria da qual é sócia hoje. No meio do caminho descobriu uma vocação (Professora na ESPM), um hobby (aprendiz de fotógrafa) e um esporte (Rodrigo Pessoa, que se cuide!).

Leave a comment

Follow Us!

Realização:

Parceria

Biblioteca