Resumo do Evento | 3M Innovation Connections

26 de May de 2012

Hoje tivemos a oportunidade de presenciar o evento Innovation Connections da 3M que levou ao palco quatro palestrantes: Luis Serafim, head de marketing da 3M; João Ciaco, diretor de publicidade e relacionamento da Fiat; Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa; e pela primeira vez no Brasil, o criador do Post-it Art Fry.

O evento aconteceu em São Paulo, no Hotel Unique durante todo o período da manhã. A decoração estava lindíssima, e o café servido pelo cheff Emmanuel Bassoleil uma delícia.

O palco foi aberto por Luis Serafim, que falou sobre a inovação dentro da 3M. Mostrou os principais produtos lançados pela empresa em uma linha do tempo, o DNA de inovação da organização e reforçou a diferença entre invenção e inovação. Serafim, compartilhou com o público, que atualmente 30% dos produtos vendidos pela 3M foram criados nos últimos 5 anos. Ainda afirmou que as metas relacionadas à inovação são agressivas, para todos os colaboradores da empresa, garantindo a cultura do empreendedorismo de forma horizontal.

O segundo a subir no palco foi o João Ciaco, que mostrou o famoso case de open innovation da Fiat, o Fiat Mio e explicou a importância da inovação estar no DNA da organização. Ciaco contou que na Fiat isto é possível devido a três vetores da marca: ousadia, liderança inspiradora, design inteligente e coletividade.

Se você ainda não conhece, assista ao vídeo abaixo:

Romeo Busarello foi o último palestrante antes do esperado Art Fry.  Nós já fomos alunas do Busarello na ESPM e adoramos ouvi-lo falar. \o/ \o/ Romeo, ressaltou a importância de termos a cultura da mudança. Os assuntos que conversamos hoje não são mais os mesmos que há 5 anos atrás, é preciso se reinventar todo dia.

A abertura da palestra do Art Fry foi com um vídeo que arrancou sorrisos de toda a plateia. E, logo em seguida, o senhorzinho, criador do Post-It, começou seu discurso, com muito bom humor, contanto a história do Post-it e em seguida dando uma série de conselhos para quem tem o espírito empreendedor: “é preciso beijar muitos sapos para encontrar uma boa ideia”, disse Art Fry.

Para quem não conhece a história do Post-it, aí vai…. Em 1974, Art Fry cantava em um coral na igreja e utilizava fitas para marcar as páginas do seu livro de hino. Porém, quando abria as páginas, as fitas caíam. Ele teve a ideia de utilizar nos papéis uma cola que outro cientista da 3M, Spencer Silver, tinha desenvolvido, tornando-os marcadores de páginas de seu livro. O Post-it foi lançado pela 3M, comercialmente, em 1980, na cor amarela, e ganhou diversos prêmios de inovação ao longo dos anos.

Print Friendly
Comentários

Related Posts

Sobre o Autor: Isabel Oliveira

Fez Administração no Mackenzie, se especializou em Marketing na ESPM e Inovação em ID-IIT em Chicago. Sempre trabalhou no Banco Itaú, até que resolveu mudar e abrir a consultoria Take a Tip. Viciada em internet, criatividade, blogs, coisas nerds, compras online, tecnologia, cores e música. :)

1 Comment + Add Comment

Leave a comment

Follow Us!

Realização:

Parceria

Biblioteca