Prototipar é preciso!

27 de July de 2012

 

Um dos mantras mais importantes de um processo de design research (ou design thinking, como preferir) é “testar, testar, testar e testar”.

Prototipação é o nome dado à tangibilização das ideias discutidas em um determinado projeto. A prototipagem é essencial e deve permear todas as fases do processo.

Como diria um professor que tive no curso de Design do ID IIT, Marty Thaler, no início o protótipo deve ser “quick, easy and dirty”. Não perca tempo fazendo desenhos bonitos ou construindo mockups espetaculares. Isso vem depois. Desenhe, use cores, materiais diversos, sucata, cola, durex, post-it, storytelling, vídeo, fotos ou qualquer coisa que tiver pela frente.

Com os protótipos é possível realizar discussões entre os integrantes da equipe e avaliações através de testes de usabilidade e, até mesmo, do feedback de usuários durante o processo de design. Assim como uma fotografia, “um protótipo vale mais do que mil palavras”, rs.

Na medida em que todas as fases do processo forem sendo realizadas e o grupo de trabalho for amadurecendo quanto às ideias e conceitos testados, a quantidade de protótipos deve diminuir e a qualidade deve aumentar, deixando-os o mais próximo da realidade possível. Teste peso, tamanho, experiência de uso, etc.

Lembrem-se: os protótipos não foram feitos para tomadas de decisão! Eles servem para expressar ideias, refletir sobre elas, e avaliar experiências.

 

*A Take a Tip possui um treinamento chamado Laboratório de Prototipação, onde é possível aprender na prática a prototipar produtos, serviços e novos modelos de negócios. Para saber mais entre em contato takeatip@takeatip.com.br.

Print Friendly
Comentários

Related Posts

Sobre o Autor: Isabel Oliveira

Fez Administração no Mackenzie, se especializou em Marketing na ESPM e Inovação em ID-IIT em Chicago. Sempre trabalhou no Banco Itaú, até que resolveu mudar e abrir a consultoria Take a Tip. Viciada em internet, criatividade, blogs, coisas nerds, compras online, tecnologia, cores e música. :)

1 Comment + Add Comment

  • […] acompanha o Inovaqui sabe que somos bastante insistentes na necessidade de prototipar uma ideia/projeto/conceito antes de “sair fazendo”. Para facilitar esta etapa, […]

Leave a comment

Follow Us!

Realização:

Parceria

Biblioteca