Co-Creation X Open Innovation

1 de November de 2011

Fala-se muito de open innovation e co-creation nos dias de hoje. Mas você sabe qual é a diferença entre os dois?

Não sabe?!??!! Não tem problema! Abaixo seguem algumas dicas para você saber as diferenças de cada um destes modelos de inovação, e quando utilizar cada um. Enjoy it! =D

OPEN INNOVATION: é aquele processo de inovação onde a empresa abre suas portas para receber soluções inovadoras de pessoas, empresas, instituições de ensino, entre outros, que não possuem uma relação direta com a empresa.

CO-CREATION: é quando a empresa convida seus stakeholders para ajudarem na busca de uma solução inovadora. Stakeholders: clientes, dealer, fornecedores, colaboradores de áreas diversas da empresa, agência de publicidade que atende a empresa, entre outros que possuem um vínculo com a empresa.

Complicou? Então faz assim para lembrar: quem participa do processo de co-creation participa junto com a empresa e normalmente possui um vínculo direto com ela; já no open innovation os envolvidos participam para a empresa e normalmente não possuem um vínculo direto, atuando apenas pontualmente na resolução de algum desafio.

Exemplos:

Co-Creation = a empresa convida seus consumidores para ajudarem a pensar juntos na próxima linha de produtos

Open Innovation = a empresa lança o desafio para universidades proporem a próxima linha de produtos

Existem várias outras formas de realizar os processos de co-creation e de open innovation, e casos de sucesso de grandes empresas em cada modelo! Mas vamos deixar isso para o outro dia, né?!  #partiu

Dica de leitura: “The Future of Competition” – Dr C K Prahalad & Dr Venkat Ramaswamy.

Print Friendly
Comentários

5 Comments + Add Comment

Leave a comment

Follow Us!

Realização:

Parceria

Biblioteca